;

João Machado

João Machado

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, João Machado é um artista reconhecido internacionalmente. Sua obra aborda questões de identidade, fronteiras e do inconsciente. Seu trabalho em colagem, escultura, instalações e vídeo, fazem parte de importantes coleções particulares e já foram expostas em galerias e museus pelo mundo.

Em um de seus trabalhos, João Machado fez uma série chamada Mapas, nesta série de colagens feitas a partir de mapas geográficos, a natureza humana se confunde com a natureza física do mundo que nos abriga e nos permeia. Ao observarmos as suas figuras de perto, artérias se transformam em avenidas e, no simples sombreado de um olhar, é possível conter todo o oceano com sua inquieta fauna, como se o corpo humano fosse um Origami e se desdobrasse em cidades, em planetas - e porque não? – no universo inteiro.

Mas no meio de tanto espaço, existe um ponto preciso , chamado tempo. Um ponto, como um alfinete que perfura o mapa, indicando a localização do observador e dizendo: - “Você está aqui”. Esse ponto é também o centro do globo ocular, a retina do artista que congela o tempo e nos convida a enxergar o seu universo, tão infinito quanto particular. Um universo que revela a topografia das sensações e a intenção de suas paisagens.